quinta-feira, 29 de agosto de 2013
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Mestrado profissional em Atenção Primária em Saúde: inscrições abertas
Estão abertas até 19 de outubro as inscrições para o mestrado profissional em Atenção Primária em Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família. Há 22 vagas, e o
curso é dirigido exclusivamente a profissionais de saúde que atuem na estratégia de saúde da família (ESF) e no apoio matricial às equipes de saúde da família no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
O mestrado foi desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro. O início das aulas, que ocorrerão nas dependências da Ensp, está marcado para 15 de março de 2013. As aulas estão previstas para a primeira quinta-feira e em todas as sextas-feiras de cada mês.
Os alunos que concluírem de forma integral o curso, com aproveitamento pleno em toda a programação didática e com trabalho final de mestrado aprovado, receberão o título de mestre em Saúde Pública, na área de concentração da Gestão em Saúde.
GRUPO DE TABAGISMO CMS MARIA CRISTINA
IMPORTÂNCIA DE DEIXAR DE FUMAR
Parar de fumar é um desafio. Mas, com a ajuda dos grupos de tabagismo oferecido pelo CMS Maria Cristina, muitas pessoas têm deixado o vício. O único critério é que a pessoa queira verdadeiramente parar de fumar", diz os profissionais de saúde.Segundo eles, o passo mais importante é se conscientizar dos males que a nicotina pode causar, e então decidir começar o processo de cessar o uso.
Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.
Dando início a mais um grupo de tabagismo orientado pela Drª Maria e auxiliado pela Enfª Patrícia.
CAMPANHA DE HANSENÍASE
A hanseníase (lepra, mal de Hansen) é uma doença infecciosa, de evolução
crônica (lenta), que afeta nervos e pele, provocando danos severos. A
doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento de
pacientes, devido às deformidades que causava. Felizmente hoje isso já
não existe mais, pois ela pode ser tratada e curada.
A hanseníase é uma patologia endêmica (específica de uma região) em
certos países tropicais, particularmente na Ásia. O Brasil inclui-se
entre os países de elevada prevalência, com uma média superior a um caso
por mil habitantes.