quinta-feira, 29 de novembro de 2012

28/11/2012 - TENHA MAIS SAÚDE: SAIBA COMO FAZER FRITURAS MAIS SAUDÁVEIS E OS BENEFÍCIOS DE ASSADOS.



Especialistas dão dicas para comer melhor, sem deixar o sabor de lado.

Alimentos fritos costumam ser mais gostosos que os assados, mas também são mais calóricos e contêm gorduras que fazem mal à saúde.
Por isso, o Bem Estar desta quarta-feira (28) ensinou opções melhores para você fazer frituras – que não estão proibidas, mas devem ser consumidas com moderação.
Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Elaine Moreira, os óleos de soja, canola, milho e girassol são mais adequados para fritar comida. Isso porque o azeite de oliva, apesar de mais indicado para temperar salada e outros alimentos, não é bom para ser aquecido, porque oxida rapidamente.
Depois do óleo de cozinha, a manteiga é a mais estável no processo de fritura, pois não sofre tantas reações químicas que podem alterar as características dos alimentos. Porém, ela é fonte de gordura saturada e colesterol. Por esse motivo, as pessoas que precisam controlar os níveis de gordura no sangue devem evitar frituras com manteiga.
Ao usar o óleo de cozinha, jamais guarde-o na própria frigideira dentro do forno para reutilizar depois. Segundo a nutricionista, o ideal é usar o produto, esperar esfriar, filtrar e colocar em um recipiente, como uma garrafa PET, para encaminhá-lo a um ponto de reciclagem.
Gordura trans
Formada por um processo de hidrogenação, a gordura trans é uma substância adicionada pela indústria alimentícia para melhorar as características sensoriais dos produtos, como cor, textura, aparência e aroma, além de aumentar a conservação.
O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans aumenta o colesterol ruim (LDL) e diminui os níveis do bom (HDL). A consequência dessas alterações no sangue, a longo prazo, pode ser a formação de placas nas artérias (aterosclerose) e o surgimento de doenças como infarto e derrame cerebral.
Para substituir a gordura trans, os fabricantes passaram a usar o óleo de palma. Isso se tornou viável porque o produto consegue manter as características de conservação, sabor e “crocância”, sem precisar passar pelo processo de hidrogenação. Apesar de ser menos nocivo que a gordura trans, o óleo de palma não é a opção mais saudável porque é um tipo de gordura saturada.

FONTE: SITE DO PROGRAMA DE TV BEM ESTAR.
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/saiba-como-fazer-frituras-mais-saudaveis-e-os-beneficios-de-assados.html 


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Joaquim Gomes, S/N - Ramos - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 17h

Telefones

(21)2270-9846

Tecnologia do Blogger.

Seguidores