sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

04/01/2012 - DIA DO HEMOFÍLICO


A ORIGEM DA DATA

No Brasil comemora-se o Dia do Hemofílico no dia 04/01, dia do falecimento do cartunista, desenhista, jornalista e escritor brasileiro, Henrique de Souza Filho, o Henfil.

Henfil morreu, em 1988, aos 43 anos, no Rio de Janeiro. Hemofílico (como seus dois irmãos, o sociólogo Betinho e o músico Francisco Mário), o Henfil contraiu AIDS em uma transfusão de sangue, ocorrência comum na época, já que havia ainda pouco conhecimento sobre a doença e a necessidade de cuidados específicos para preveni-la.

É importante ressaltar que essa data é popular, para a reflexão dos brasileiros a respeito da importância da doação de sangue, pois o Dia Internacional da Hemofilia é o dia 17/04.

O QUE É HEMOFILIA?

A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 10 mil pessoas. No Brasil, há cerca de 9 mil hemofílicos. Em mulheres, casos de hemofilia são muito raros.

Quando alguma parte do nosso corpo começa a sangrar, uma das funções das proteínas é defender o organismo, agindo para estancar o sangramento. As proteínas fibrinogênio e a trombina são responsáveis pela coagulação do sangue e prevenção de perda sanguínea.

Na hemofilia, a coagulação não ocorre porque há uma sequencia na ação das proteínas o coágulo não se forma e o sangramento continua.

FONTE: http://blog.helpsaude.com/2012/01/dia-do-hemofilico-4-de-janeiro.html

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Joaquim Gomes, S/N - Ramos - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 17h

Telefones

(21)2270-9846

Tecnologia do Blogger.

Seguidores