quarta-feira, 18 de maio de 2016

17/05/2016 - DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO.

VOCÊ SABIA?

A hipertensão arterial é uma doença que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. A pressão alta, como é popularmente conhecida, é uma doença crônica que é determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. Esta doença pode causar acidente vascular cerebral (AVC), enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Dificuldade em adormecer e dormir durante toda a noite, um sono agitado, alguma irritabilidade e inquietação interna podem ser consequências de hipertensão. Problemas com os ouvidos (zumbidos nos ouvidos) são também sinais de alarme.
Dores de cabeça ou tonturas em condições de stress psicológico ou físico podem ser sintomas de hipertensão. Nas mulheres com cerca de 50 anos de idade, os sintomas de hipertensão podem ser semelhantes aos sintomas da menopausa (afrontamentos, tonturas, flutuações de humor). Nos homens de meia-idade, a hipertensão não tratada pode surgir como um problema associado à virilidade (disfunção erétil).
Falta de ar, dor no peito, e/ou aperto no peito durante o esforço, podem ser sintomas de doença cardíaca possivelmente desenvolvida devido à hipertensão continuada. A arritmia também pode ser causada pela hipertensão.

COMO EVITÁ-LA?

São os hábitos saudáveis de vida: atividade física regular, 30 minutos de caminhada moderada por dia pelo menos cinco vezes por semana e uma alimentação saudável, especialmente com baixo teor de sódio, com pouca quantidade de sal, ou seja, ATIVIDADE FÍSICA E POUCA QUANTIDADE DE SAL são as medidas preventivas para evitar tal doença.



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Joaquim Gomes, S/N - Ramos - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 17h

Telefones

(21)2270-9846

Tecnologia do Blogger.

Seguidores